quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Comunistas poderão comemorar candidatura de Perpétua ainda no carnaval

Comunistas poderão comemorar candidatura de Perpétua ainda no carnaval

A oficialização da candidatura de Perpétua Almeida (PCdoB), à prefeitura de Rio Branco poderá ser comemorada pela militância durante o período do carnaval deste ano. Foi o que o presidente do partido, Moisés Diniz deixou transparecer nesta terça-feira, 14, ao afirmar que a pré-candidatura da deputada federal estaria mantida e as definições aconteceriam numa reunião com a militância comunista, no fim de semana.

Nos últimos dias, os rumores sobre a possível entrega da liderança do governo Tião Viana, na Aleac, pelo deputado Moisés Diniz cresceram. Nas rodas de debates políticos, o assunto tem ocupado generosos espaços. Sobre a questão, Diniz disse que ainda não foi definida a entrega do cargo, mas dependendo das definições acordadas neste fim de semana, os cargos do PCdoB serão colocados à disposição do Governo do Acre.

Sobre a suposta definição da executiva nacional em manter a candidatura de Perpétua, mesmo que significasse o rompimento com o PT, o presidente do partido foi evasivo e destacou apenas que a determinação da direção nacional seria para que o PCdoB procurasse o fortalecimento e o crescimento, como partido. “As definições não ocorrerão de cima pra baixo, mas os líderes do PCdoB sempre buscarão o crescimento do partido”, afirmou Diniz.

No início desta semana o ex-presidente regional do PCdoB, Edvaldo Magalhães, que ocupa a secretaria de Indústria e Comércio, pasta considerada como estratégica na administração do governador Tião Viana (PT), viajou para o Peru. De acordo com informações da assessoria de Magalhães, ele passará 15 dias de férias. A viagem é repercutida nas rodas de conversa, como se o ex-deputado estivesse se ausentado para não participar da homologação da candidatura de Perpétua.

Bem humorado ao final da sessão desta terça-feira, na Aleac, o líder do governo, Moisés Diniz ao ser questionado sobre sua possível saída da liderança de Tião Viana, respondeu que se isso acontecesse, ele teria a indicação para um nome que poderá sucedê-lo. Segurando no braço de Astério Moreira (PRP), Diniz sinalizou com a possibilidade da mudança no cargo. “Mas não divulgue isso, se não posso ficar aborrecido”, disse entre risos, o deputado.

Segundo informações de pessoas ligadas ao PCdoB, os comunistas estariam ocupando 152 cargos na administração estadual. De acordo com o informante comunista, uma das imposições do governador Tião Viana, durante a reunião de apresentação do diretor do Deracre, Marcus Alexandre, como o pré-candidato seria que os partidos que não estivessem dispostos a apoiar o nome petista, teriam que entregar os cargos.

Para uma ala petista mais conservadora, a candidatura de Perpétua Almeida é vista como o reconhecimento pelos anos de fidelidade do PCdoB ao projeto político do PT. Se a decisão da candidatura da deputada comunista sair neste fim de semana, seu partido teria apoio de pelo menos três partidos que compõem a FPA. Além do apoio da aguerrida militância comunista, Perpétua contaria com o apoio de uma parcela significativa do PT.

Mesmo afirmando que ainda trabalha pela unidade da Frente Popular, Moisés Diniz não especificou se esta unidade seria em torno do nome de Marcus Alexandre ou da candidatura própria do PCdoB. “Sempre defendemos a unidade. Não será desta vez que faremos diferente. Temos a melhor candidata indicada pelas pesquisas e também achamos justo lutar pela cabeça de chapa, na disputa pela prefeitura de Rio Branco”, finalizou Diniz.

Ray Melo,
da redação de ac24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitiremos comentários agressivos que desrrespeitem a vida pessoal das pessoas.