sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Aprovação a Dilma sobe em setembro e chega a 71%, revela CNI/Ibope

Pesquisa revela ainda que, para 51%, governo da presidente é ótimo e bom
dilma 700
A popularidade da presidente Dilma Rousseff continua em alta, assim como a avaliação positiva do seu governo. É o que revela a pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta sexta-feira (30): 71% dos brasileiros avaliam como ótimo e bom o desempenho pessoal da presidente no comando do país e 51% consideram o governo Dilma ótimo e bom.

A pesquisa anterior da CNI/Ibope foi realizada em julho, e avaliou, portanto, os seis primeiros meses do governo da presidente. Na pesquisa, a atuação pessoal de Dilma foi aprovada por 67%. Já o governo teve aprovação de 48% dos brasileiros.

De acordo com Renato da Foseca, gerente-executivo da unidade de pesquisa da CNI, a crise no governo foi positiva para a aprovação da presidente, porque ela conseguiu passar a imagem de que está disposta a combater a corrupção.

- Em julho, só se falava da corrupção pelos fatos em si. Agora o que os entrevistados falaram é que a faxina combateu a corrupção. A pesquisa mostra que a presidente Dilma conseguiu virar o jogo e passar a imagem do combate à corrupção e acreditamos que isso foi determinante para o aumento da aprovação dela na pesquisa. 

Na pesquisa divulgada hoje, para 34% dos entrevistados, a gestão de Dilma é regular contra 36% que opinaram em julho. Ruim ou péssimo foi a resposta de 11% dos brasileiros consultados, contra 12% em julho. Nesta pesquisa, 4% não souberam avaliar o desempenho da petista.

O Ibope ouviu 2.002 pessoas em todo o Brasil entre os dias 16 e 20 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Expectativa e confiança

A pesquisa CNI também aponta a expectativa da população brasileira em relação ao resto do governo da presidente. O percentual de entrevistados que acreditam que o restante do governo será ótimo ou bom passou de 55% para 56%, ou seja, ficou inalterado (dentro da margem de erro da pesquisa). Apenas 11% acreditam que o governo será ruim ou péssimo.

A confiança em Dilma Rousseff voltou a crescer após queda registrada no levantamento passado da CNI. O percentual de entrevistados que confiam na presidente subiu de 65% em julho para 68% em setembro. A confiança, portanto, só ficou menor do que em março, quando 74% dos entrevistados confiavam na presidente. 

Outras pesquisas

O resultado confirma o levantamento CNT/Sensus, que há duas semanas (16) apontou que 70,2% dos brasileiros aprovam o desempenho pessoal da presidente no comando do país e 49,2% consideram o governo Dilma ótimo e bom.

Esta foi a primeira pesquisa feita pelo Sensus durante o governo da presidente Dilma. O levantamento foi feito com 2.000 pessoas, em 136 municípios de 24 Estados, entre os dias 7 e 12 de agosto.

fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitiremos comentários agressivos que desrrespeitem a vida pessoal das pessoas.