sexta-feira, 24 de junho de 2011

Comissão presidida por Perpétua articula ONU no Brasil

Perpétua em visita da comissão à Região Serrana do Rio de Janeiro
Missionário das Nações Unidas chega ao país e declara apoio à proposta de proteção civil para salvar vidas e prevenir danos causados por fenômenos naturais.

Ricardo Mena, chefe da Representação Regional para as Américas da Estratégia Internacional de Redução de Desastres das Nações Unidas, confirmou a instalação do primeiro gabinete para acompanhamento de catástrofes climáticas na América do sul. Ele atende a um apelo feito em Genebra, na Suíça, há dois meses, por um grupo de parlamentares coordenado pela deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), que preside, na Câmara Federal, a Comissão Especial diante de catástrofes provocadas por fenômenos naturais.

A deputada acreana dá prioridade à proposta de construção do código proteção civil focado estritamente em salvar vidas, de Norte a Sul do país, a partir de conceitos de prevenção aos efeitos de chuvas, queimadas, enchentes, deslizamentos e à extinção de peixes nos rios da Amazônia. No Brasil, inicialmente, o escritório da ONU será montado no Rio de Janeiro, cuja Região Serrana, visitada pela comissão há três semanas, contabilizou mais de mil mortos em decorrência de chuvas intensas no início deste ano.

Graduado missionário da ONU, Ricardo Mena foi recebido pelo segundo vice-presidente da câmara, deputado Eduardo da Fonte, pelo ministro do Itamaraty e coordenador-Geral de Ações Internacionais de Combate à Fome no Brasil, Milton Rondó, pelo relator da comissão, Glauber Braga, na manhã desta quarta-feira, no Congresso Nacional. A deputada acreana, que está de licença médica em razão de ter contraído dengue, reafirmou, através de sua assessoria, a importante contribuição da ONU em articular com órgãos governamentais e não governamentais um arcabouço jurídico capaz de dar segurança ambiental a estados e municípios sujeitos às oscilações do clima.

"Seguramente, e a presença o apoio da ONU possibilitou a inserção do país em fóruns de discussões que tratam de problemas similares aos encontrados no Brasil", afirmou a deputada. O relatório da comissão com as sugestões de um Código de Proteção Civil para o país será apresentado até o final do ano.

Em sua fala, o representante da ONU confirmou presença como palestrante no seminário que a comissão especial fará em setembro sobre o tema sob a presidência de Perpétua Almeida. Ele agradeceu o convite da deputada, o que lhe possibilitou a oportunidade de conhecer o parlamento brasileiro. "Manifesto, em nome da ONU, meus votos de pronto restabelecimento e que a senhora deputada alcance o objetivo de tornar o Brasil um país mais seguro diante das catástrofes climáticas", afirmou.

Ainda na Suíça, Perpétua e Ricardo Mena costuraram o apoio da ONU durante a Plataforma Global organizada pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (UNOCHA), sob o tema "investir hoje por um amanhã mais seguro – aumentando o suporte às ações locais". Participaram delegados de 168 países, além de representantes de organizações intergovernamentais, ONGs, setor privado, academia e sociedade civil. 

A Cruz Vermelha no Brasil, o ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional) e o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, colaboram diretamente com a proposta de uma nova política de prevenção e investimentos que será implementada nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitiremos comentários agressivos que desrrespeitem a vida pessoal das pessoas.