domingo, 24 de maio de 2009

NEPOTISMO NE PREFEITURA DE TARAUACÁ

Representantes sindicais entraram com uma ação no Ministério Público Estadual (MPE) para denunciar mais de 50 casos de nepotismo na prefeitura de Tarauacá. De acordo com a lista encaminhada pelas instituições, em todas as secretarias, foi detectado esse tipo de irregularidade.

Os sindicalistas relatam que há entre os cargos comissionados do município amigos, esposas e filhos dos vereadores do mesmo partido do prefeito, Erisvando Torqueto do Nascimento. Em muitos casos, há nepotismo cruzado para disfarçar a possível fraude.

O documento é assinado pelos presidentes dos sindicatos dos Trabalhadores de Educação do Acre (Sinteac), dos Trabalhadores Rurais de Tarauacá (STR) e dos Servidores Municipais de Tarauacá (Simtar). O ofício foi encaminhado ao promotor de justiça representante do MPE, Efrain Henrique Mendonza Medivil Filho.

Em anexo à ação encaminhada ao MPE, existe uma lista com nome, cargo e grau de parentesco dos cargos comissionados suspeitos de nepotismo. Na secretaria de Finanças, foram listados seis funcionários suspeitos. Na pasta da agricultura - uma das mais problemáticas -, foram detectados oito casos e, na educação, mais oito cargos.

Constituição
A Constituição Federal diz que a nomeação de cônjuge, de companheiro ou de parente em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, de chefia ou de assessoramento para o exercício de cargo em comissão ou de chefia, ou ainda de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, são proibidas. (Gilberto Lobo)

Fonte: Jornal A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitiremos comentários agressivos que desrrespeitem a vida pessoal das pessoas.