domingo, 5 de abril de 2009

ARTIGO: ABRAÇO DO TAMANDUÁ

Essa semana que passou, o deputado Moises do PC do B, foi a Tarauacá participar das comemorações do aniversário do partido e antes, decidiu fazer uma varação no caminho para conversar com prefeito Vando Torquato em seu sapequeiro. O objetivo foi nobre. Buscava sensibilizar o insensível prefeito para disponibilizar um terreno no bairro da praia para o governo do estado construir a PRAÇA DA JUVENTUDE, uma obra avaliada em 2 milhões de reais, a maior de toda história do bairro. Maior e mais importante espaço publico de lazer do município. Até ai tudo bem, o problema foi acreditar que depois da conversa, havia sensibilizado a insaciável fera. Não percebeu que estava em cima de um ninho de Tucandeira e abraçado com um Tamanduá

Ao sair da reunião VT mandou seus aliados espalhar por todo canto da cidade que o deputado comunista tinha ido se humilhar no seu gabinete. No blog do Chiquinho, seu assessor de comunicação, mandou postar texto e fotos deprimentes. O texto (muito bem escrito) começa assim. “prefeito recebe líder do governo deputado Moises pela primeira vez em seu gabinete. Segundo Moises que a eleição já passou e agora o governo vai trabalhar em parceria com a prefeitura. Ele acrescentou que quatro ano já se pássaro em PC do B e prefeito Vando só estava trazendo prejuízos para os Taraucaenses, e agora em diante uma nova parceria entre o deputado Moises , o Governo do estado e prefeito Vando serão firmados. Já o prefeito Vando falou que se for para ajudar o povo de Tarauacá ele estar pronto para trabalhar em parceria com o governo”.

O encontro recebeu destaque de todos os sites e jornais Acreanos. A maioria, desqualificando a política, enfatizando o pragmatismo e ridicularizando a iniciativa do parlamentar. No mesmo dia, os mesmos jornais, destacaram que o prefeito convertido estava preste a ser preso por corrupção. A ida do deputado Moises ao encontro de Vando Torquato, que pese sua intenção majestosa, repercutiu negativamente dentro e fora de Tarauacá. Vando Torquato é do tipo que nem um irmão pode confiar. Passou quatro anos inventando mentiras, dizia que o deputado atrapalhava sua administração. Depois de reeleito, ao invés de buscar o diálogo, foi em todos os canais de TVs do acre para fazer insultos e desfiar o deputado Moises para briga.

Contudo, Moises vendo que o interesse de Tarauacá estava acima das agressões sofridas, ligou para a vice- prefeita pedindo que interviesse junto ao prefeito para dialogar sobre a liberação de recursos para Tarauacá. Como não recebeu nenhuma resposta, decidiu ligar para o próprio prefeito, que demonstrando pouco interesse No assunto, apenas disse que depois retornava a ligação e não retornou. Como um experiente político, o deputado Moises sabe que, a maior obsessão de um gestor publico, é abrir portas para viabilizar liberação de recursos e Vando Torquato deu “calado como resposta”, assim, não podia esperar outra coisa senão canalhice.

O PC do B não pode se responsabilizar pela falta de respeito do senhor VT com o povo de Tarauacá. Para ele, dinheiro para sua administração só serve se puder roubar a metade, fora isso é moeda sem valor. Basta lembrar-se da emenda que a Dep. Perpetua Almeida fez para construir o Centro de Juventude no BAIRRO DA PRAIA. O dinheiro foi liberado, mas o governo do estado teve que devolver porque o prefeito não teve interesse. Depois o governo federal liberou mais recursos para município construir outro centro de juventude NO BAIRO IPEPACONHA. Como o recurso foi direto para a conta da prefeitura, o prefeito aceitou, conseguiu o terreno, começou a obra roubou a “sua parte” e deixou paralisada sem conclusão.

A mesma situação aconteceu com os convênios liberados para pavimentar as ruas MANOEL LOURENÇO, JUSTINIANO DE SERPA e outras. Até hoje essas ruas continuam intrafegável sem a execução dos serviços. Recentemente, o governo do estado colocou a disposição do prefeito, um milhão e duzentos mil para a prefeitura realizar obras de melhorias sanitárias para a população de baixa renda. Os recursos não foram liberados porque a prefeitura estava inadimplente em outro convenio. O prefeito recebeu do Governo Federal recursos para fazer banheiros sanitários no BAIRRO NOVO e deixou a obra abandonada sem conclusão, servindo apenas para criadouro e proliferação de mosquitos e doenças.

O PC do B não deve fazer acordo e parceria com corrupto, larápio do dinheiro publico. Deve sim, trabalhar junto a sociedade e as instituições comprometidas com a justiça e a ética. Os interesses do povo de Tarauacá estão dissociados dos interesses de Vando Torquato e sua quadrilha. O PC do B está fazendo sua parte, mobilizando sua força e influencia para viabilizar recursos para o município, quem não faz é a prefeitura, porque o chefe da municipalidade é desonesto e não quer parceria seria. Podemos citar mais um exemplo nesse sentido. Durante a campanha eleitoral o prefeito candidato, fez campanha cadastrando famílias carentes prometendo casas. As famílias benefíciárias são de uma emenda da Deputada PERPETUA ALMEIDA do PC do B no valor de 740 mil reais. A obra já foi licitada e autorizada à ordem de serviço. Ao invés de receber agradecimento, a Deputada só recebe agressões.

O PC do B respeita o povo e o resultado eleitoral, mas, lamenta que Tarauacá hoje tenha sob sua condução administrativa, um prefeito mais sujo que “pau de galinheiro”, que vive diariamente nos interrogatórios policias, ameaçado de ser preso por ladroagem como no recente escândalo da mobília comprada para sua mordomia, com o dinheiro da população. Com se não bastasse tanto insulto a justiça, ainda vem cinicamente dizer que a casa que reside é oficial e todas as suas despesas pessoais, é o sofrido povo de Tarauacá quem paga.

Se fizermos um levantamento dos recursos que Tarauacá perdeu pela incompetência e falta de espírito publico na gestão Vândalo e os que foram desviados para corrupção, vamos chegar uma conclusão assustadora. Vamos ficar todos estarrecidos em saber, como uma cidade com tantos problemas sociais desperdiça tantos recursos. Esse assunto será o tema do próximo artigo.

Uma coisa não podemos negar. Vândo Torquato já entrou para história de Tarauacá. Lamentavelmente como o prefeito mais cínico e corrupto. Resta saber até quando a justiça e o povo vão tolerar. Do PC do B ele não terá sossego para continuar suas delinqüências, comprando, fazendas, móveis de 60.000,00 mil, morando, comendo, fazendo esquemas e dividindo dinheiro público no quintal.
(Chagas Batista - Presidente do PCdoB de Tarauacá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitiremos comentários agressivos que desrrespeitem a vida pessoal das pessoas.